segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Diário de Viagem: Ottawa

     Há exatamente um ano atrás, eu estava conversando e tentando convencer os meus pais a ir em um evento escoteiro mundial que fiquei sabendo, chamado Moot Scout. Com meu grande poder de persuasão (ou não) e provavelmente por que era o meu aniversário já no dia 03 do mês seguinte, meus pais "iriam pensar sobre o assunto." Acabei nunca deixando o assunto de lado, sempre tentava lembrá-los de que eu queria ir e que isso seria uma oportunidade quase única na minha vida. E assim que minha mãe começou a pagar as mensalidades do evento, pulei de tanta alegria e não parava de falar sobre isso com os outros e comecei a fazer uma contagem regressiva para o grande dia, por mais que parecesse tão longe.


     É inevitável não unir a minha experiência em Ottawa com momentos do acampamento. A abertura do evento e mais uma atividade externa foram realizados nessa cidade, então neste post relacionarei tudo ao que pude presenciar durante a minha estadia de 3 meros dias. Para começar, a minha cansativa rota do Brasil ao Canadá foi a seguinte: 1h30mins de voo da minha cidade à grande São Paulo, 4h de espera pelo voo diário da Air Canada às 20h e depois mais dez horas desconfortáveis de viagem chegando em Toronto às 05h30mins da manhã, o problema é que não acabou por aí. Enrolamos umas boas horas até chegarmos à estação de trem Via Rail para partir com o trem das 12h30mins em direção à Ottawa.       Somando tudo isso, e também para simplificar, foram 22h30mins de sono, cansaço e ansiedade, nada que não tenha valido a pena já no dia seguinte! E já para começar bem, que tal algumas dicas do que fazer pela cidade? 


     #1 Caminhe pela cidade e deslumbre das belezas do lugar, veja as placas escritas em outra língua (nesse caso em 2 línguas diferentes), preste atenção nas pessoas e como elas agem como, por exemplo, o fato de sempre esperarem o sinal verde de pedestre para atravessarem e nunca antes disso. Levar uma câmera é essencial, mas lembre-se de não deixar de ver as coisas com os olhos e não apenas por visores digitais.

Esse foi o meu primeiro verdadeiro vislumbre da capital.




     #2 Visite os pontos turísticos e históricos da cidade. É uma dica que eu não segui à risca em Ottawa por falta de tempo, mas senti que já vi o suficiente da cidade. Apesar de ter todo um lado mais moderno, a capital está cheia de monumentos, museus e castelos incríveis. Visitar o Parliament Hill e ver a marcha da troca de guardas é indispensável para quem pensa em passar por lá!


Senti um arrepio quando eu vi todos esses escoteiros juntos, eles vinham de todos os lados e todos seguiam em uma direção: Parliament Hill, onde seria feita a abertura do 14th World Moot Scout.



Fogo em água, como futura química graduada ainda quero entender essa façanha.

Mais emoção ainda ao ver pessoas do mundo inteiro carregando suas respectivas bandeiras.

Acho a bandeira da Grã-bretanha um charme só.

Olha o Brasil representando!

A troca de guardas ocorre todo dia às exatas 10h da manhã, quando tocam os sinos do Parliament Hill marcando mais uma hora completa. Como dá para ver na foto, há uma separação no gramado para os turistas tirarem fotos de uma distância segura.
   #3 Seja sustentável, ande de bicicleta. Além de possuir diversos pontos na rua com bicicletas para alugar, a cidade possui ciclovias para o acesso em quase todas as ruas e locais para deixar sua bicicleta segura e dar uma passada naquela loja ou para tomar um cafezinho. Além da cidade, dê uma 'bicicletada' pelos parques de lá, são cheios de verde e vistas de se apaixonar! Só cuidado porque você pode acabar encontrando alguns veados pelo bosque, como as placas avisam... tem perigo até de achar ursos, mas isso tive a sorte de não ter visto na hora.

Minha vista do local onde alugamos nossas bicicletas.

Nossas bicicletas à direita. Mais para o fundo, no prédio branco com azul é o consulado dos EUA no Canadá, só uma curiosidade :)

Paramos no Timothy's World Coffee, nada barato mas nada caro ou ruim, vale a pena. 

Raspadinha de manga.

Esta ciclovia, como todas as outras pelas quais passamos, possuia duas faixas: uma para cada sentido...Essas coisas de primeiro mundo. Atrás da ponte é possível ver o museu de artes e de civilização.

Minha patrulha ao fazer uma pausa para aproveitar a vista lindona. Havia um islandês, uma angolana, um mexicano, um tahitiano (polinésia francesa), uma australiana, uma dinamarquesa e um inglês. Alguém consegue dizer qual que é qual?

E essa é a vista ma-ra-vi-lho-sa.


Esperando pelo ônibus 8 em frente ao museu da civilização.
    Posso dizer com toda certeza que andar de bicicleta foi a melhor atividade que poderíamos ter feito. Rodeamos a cidade, conhecemos um monte de coisa e o cansaço só apareceu no final do dia. Deu até para dar uma volta e se perder por um parque próximo, não poderia ter sido melhor que isso :)

Eu de Asterix e meu amigo maluco de Obelix, preciso dizer mais?

Achei!

     Durante os 10 dias de acampamento, passei 6 dias em busca de um escoteiro indonesiano. A razão? A minha mãe é da Indonésia e também já foi escoteira lá,  então queria trazer um lenço do país e chegar toda orgulhosa mostrando para ela o que eu consegui. Acabei confundindo muitos escoteiros de Taiwan por indonesianos e quando eu estaca à beira de desistir dessa meta, me aparece um menino perguntando se poderia tirar uma foto comigo por conta da roupa que estava usando para o Dia Cultural. Depois da foto, comecei a puxar assunto com ele e a primeira coisa que perguntei foi "De qual país você é?" e ele me responde "Indonésia". Fiquei de queixo caído por vários segundos e depois de me explicar porque o drama, pergunto se ele tinha algum lenço extra para trocar comigo. O que vocês podem ver em minhas mãos é um belo lenço do país da minha mãe ♥

     #4 Faça uma trilha por lugares inexplorados da região. O Canadá é um lugar cheio de árvores e plantas, uma característica que eu adoro. Leve um tênis confortável, uma 'mochila de ataque' (é o que nós escoteiros chamamos para uma mochila pequena que carrega apenas o essencial para passar o dia fora.), uma garrafa cheia d'água e uma lanterna. Essas são as coisas básicas que por acaso ninguém da minha patrulha levou para a excursão de 3 horas pelo bosque do acampamento. Quem diria que o lugar fosse tão grande a ponto de nos perdermos? 


Fotos artísticas: não dá pra deixar de ter, né?



Encontramos o lago e mais uma patrulha perdida por aí.


Apenas 4 de nós fomos para a atividade chamada "Short excursion" que de short não tinha nada.





Eu juro que não esperava ver veados tão cedo na minha vida, ainda mais conseguir fotografá-los (porcamente, mas vale a intenção). Eles apareciam sempre por lá, normalmente de manhãzinha, uma fofura que só.

     #5 Conheça pessoas e pratique seu inglês. Essa foi a melhor oportunidade que pude ter para melhorar o meu inglês: errando, falando e conhecendo pessoas. essa é simplesmente a melhor forma de quebrar barreiras, principalmente a da minha extrema timidez. Lembre-se de que quando você for viajar, não será o único turista por lá, então é possível achar várias pessoas de outros países, ainda mais se você se hospedar em um hostel. Antes mesmo de começar o evento, acabei parando em um quarto com 2 italianos que moravam na Espanha, olha só?

Eu trocando o lenço do meu grupo escoteiro com a minha amiga do Taiwan. Conheci ela durante uma atividade de dança cultura, durante minha estadia em Montréal.

Já no final do evento, com as pessoas nas respectivas barracas de seus continentes e eu invadindo a tenda da Dinamarca e usando o óculos com as bandeira deles (quase levei para casa...)

Eu e a Monique com nossos respectivos amigos da Polinésia Francesa.

     Essa foto com certeza é uma das melhores recordações que posso levar do grande acampamento. Um dos melhores amigos que eu poderia fazer pelo Canadá é de um país bem pequenino no meio do nada: Polinésia Francesa. Antes de conhecê-lo nem imaginava a existência desse lugar, mas agora quero muito ter uma oportunidade de visitar!

O último sanduíche que tive que comer antes do final do evento!
     #6 Experimente algumas comidas típicas. Não fique dependendo apenas de fast foods por medo de provar coisas novas, por favor. Confesso que o preço de uma comida de verdade pelos lugares que passei não lá essa barateza não, mas como em viagens já devemos estar conscientes de levarmos um dinheiro extra para aproveitar, então aproveite. Eu tentei me afastar de hambúrgueres e refrigerantes, mas acontece que o preço era tentador: $1 por um copo de 1L de bebida e $4 por um hambúrguer, então acabei levando, mas pelo menos peguei um litro de chá gelado para maneirar. Senti saudade de comida de verdade depois de 10 dias sendo servido sanduíche após sanduíche. Uma coisa que deu para aproveitar bem foi no Dia Cultural e as comidas típicas de outros países, como a tradição canadense de colocar um marshmallow derretido junto do recheio de orios, NHAC!

     E a minha experiência canadense ainda não acabou, dividi o diário de viagem em 3 partes (um para cada cidade que visitei), então fiquem de olho para as próximas fotos e dicas :)

7 comentários:

  1. Adorei! Ottawa deve ser um lugar incrível, e ter essa experiencia que você teve deve ser muuito legal. Queria poder ter a oportunidade de conhecer países diferentes... Estou aguardando (ansiosamente) os outros diários de viajem!

    xx
    e-ternaaprendiz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Socorroooo, gamei nas fotos! O lugar é lindo de maiiiiiiiiis ♥ As florestas são iguais daquels filmes que assistimos na sessão da tarde! Hahaha
    E os viadinhos, coisinhas fofaaas, eu ia ficar louca em ver esse bichinhos também!

    ResponderExcluir
  3. Super curti! 8-*
    http://www.quasemeianoite.com/

    ResponderExcluir
  4. Que floresta linda e esse lago *____* sou apaixonada por arvores, acho que ia pirar em um lugar assim hehe.

    Adorei suas fotos, deu vontade de conhecer o lugar. Tudo muito lindo! :)

    ResponderExcluir
  5. @Débora e @Gislei: Obrigada pela visita, fico muito feliz em ver que gostaram! *-*
    @Elisa: Aaah, pior que eu remetia cada lugar de lá com algum filme ou desenho que costumam passar na TV, principalmente essa floresta que realmente parece tirado de um filme de sessão da tarde hahaha
    @Thainá: Aaah, o lugar é apaixonante, também gosto muito muito de natureza assim :)
    Obrigada mesmo, Thainá!

    ResponderExcluir
  6. Quanta foto e quanta lembrança ein?! Adorei saber um pouquinho da sua viagem!

    ResponderExcluir
  7. Lembro que esse foi o primeiro post que vi no seu blog! Adorei. E sempre que fico vendo fico com aquele gostinho de viajar, hahah <3

    ResponderExcluir