sábado, 27 de julho de 2013

Um viva para o Escotismo!

     Finalmente decidir pôr a mão na massa e escrever sobre um assunto que venho prologando a certo tempo: a diferença que o movimento escoteiro fez na minha vida. Todo mundo tem aquele pequeno sonho desde criança, certo? Eu, por exemplo, sempre quis fazer aulas de ballet, tocar piano e ser escoteira. Com o tempo a gente vai deixando essas ideias para trás por um motivo ou outro e o meu, por acaso, era de que eu estava ficando muito velha para essas coisas... não podia estar mais enganada.

     O meu primeiro incentivo para ir a um grupo escoteiro foi com 9 anos, quando uma amiga minha começou a me contar de todas as brincadeiras que eles faziam e como eles se divertiam todo sábado, enquanto eu estava lá em casa jogando jogos online. Acabei não seguindo em frente com a ideia por problemas financeiros e uns meses depois toda essa vontade acabou esquecida.
     A segunda vez que me convidaram para participar de uma atividade foi há dois anos atrás, período de cursinho, muito stress e falta de tempo para outras coisas que não fossem estudar, estudar mais ainda e passar no vestibular, eu não tinha outra escolha. Embora, dessa vez, não deixei essa vontade adormecer novamente. Tudo bem que tive que esperar todo o ano para conseguir mais tempo livre para atividades extracurriculares no ano seguinte, mas eu já estava enxergando isso como uma meta.
     Passei no vestibular. Uma euforia que só. No meio disso tudo eu descobri por acaso que dentro da universidade em que eu iria estudar havia um grupo escoteiro e, como tudo fica relativamente perto da minha casa, nada parecia mais perfeito.

Bandeirola da Tropa Sênior Anhanga

     Uma coisa que me preocupava era minha idade, não sabia se aceitavam ainda pessoas com 17 anos beirando a 18 e quando cheguei lá me informaram que o movimento escoteiro abrange jovens de 06 a 21 anos incompletos. Fui levada de um canto a outro para conhecer o lugar e as pessoas, enquanto minha timidez me fazia sentir como se apresentações levassem horas para terminar e que aquelas pessoas fossem só mais um conjunto de coadjuvantes na minha vida.
     Esse pensamento de que eu não iria me encaixar perdurou por alguns meses, até eu realmente parar de me isolar e começar conversas com os outros escoteiros, quebrando a minha primeira barreira. Descobri que essa é uma das várias vantagens de participar do movimento, você se impõe às próprias limitações e acaba fazendo coisas que não acreditava ou se quer sabia ser capaz de realizar.


     E depois de tantos jogos, acampamentos e atividades, posso garantir que o escotismo me trouxe uma segunda família. Nada se compara à experiência de acampar naquela chuva forte, onde tudo está dando errado, e mesmo assim saber que os seus amigos estão lá cooperando para fazer o melhor possível. Apesar de todos os problemas, de todos os machucados e de todas as gripes que trouxe para casa, o que eu trago e carrego sempre comigo são as boas lembranças.  As lembranças que sempre converso com os meus amigos escoteiros, histórias sobre um rappel mal-sucedido, sobre o clássico "Podemos dormir por 30 minutos depois do almoço?" durante uma descida de morro, sobre morrermos de frio e fome durante um acampamento de sobrevivência. Histórias das quais não consigo parar de falar e muitas que ainda estão esperando para serem contadas.
     Termino essa breve introdução ao assunto com uma frase que já ouvi, que digo, que ainda direi e ouvirei muito por aí: "Ah, se eu tivesse entrado no movimento escoteiro antes..."

8 comentários:

  1. Nossa muito legal, eu também já tive muita vontade de entrar em um movimento escoteiro, agora já tenho 23 :/ haushuas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah, que pena :(
      Mas depois de 21 dá para entrar como chefe escoteiro também, não é a mesma coisa do que participar ativamente das atividades, mas é tão bom quanto :D

      Excluir
  2. Ai que legal, acho que bacana o movimento escoteiro, mas nunca tive oportunidades pra participar (moro em cidade pequena e talz, nem tem escotismo por aqui, acho hihi)
    Mas espero que você aproveite bastante, tem um tempo ainda até os 21 né *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se cidades muito pequenas tem, mas conheço vários escoteiros de cidades do interior... tenho que visitar mais o inteior do estado para conhecer e aproveitar para ver isso haha
      Sim sim, ébom pensar que posso aproveitar mais uns anos *-*

      Excluir
  3. Que legal! Tenho um amigo que também participa de um grupo e dá pra ver o quanto ele e todos que participam gostam!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de eu participar também tinha um amigo escoteiro que adorava e não deixava um sábado sem ir, sempre tínhamos que marcar de fazer alguma coisa nos outros dias de semana porque ele não trocava o escoteiro hahaha

      Excluir
  4. Oi! Tudo bem? Em uma dessas tardes preguiçosas de domingo comecei a navegar na internet. Acabei chegando aqui. Fiquei um bom tempo vendo suas fotos (ta de parabéns, viu?), e quando achei que não poderia melhorar descubro que você é guia!! Que awesome! Meu nome é Audrey e eu sou escoteira (quase guia). Entrei no movimento em 2008 (quando ainda era lobinha). Ah! Amei o layout, muito muito lindo <33 Vc entende de html?
    Sempre quis ter um blog!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Audrey! Primeiramente, é uma honra ter sua visita aqui no blog e muito obrigada pelo elogio às minhas fotos :3
      Gente, a melhor coisa que tem é descobrir que outras pessoas são escoteiras também :D Até ano passado eu era guia mas agora passei para pioneira e estou gostando muito! Ah, então entrou cedo no movimento, isso é muito bom porque consegue aproveitar muuito mais :}
      Olha, de html eu estou no nível mediano, com o que sei consigo me virar para editar layouts :p E faça esse sonho realizar então, não fique esperando, como eu fiz haha
      Se quiser me falar mais sobre o teu futuro blog pode me mandar um email (carmen_nursiah@hotmail.com) que eu vejo no que posso ajudar, viu?
      Foi um prazer! ;)

      Excluir